DestaquesEducação

Durante seminário, professores e estudantes do IFPI debatem diversidade na escola

Durante seminário realizado na tarde da quinta-feira (30) no auditório do IFPI – Campus de Picos professores e estudantes debateram o tema “A escola como espaço de discussão da diversidade”, oportunidade em que se tratou da escrita inclusiva. Foram realizadas palestras e a exibição do filme “Alice Júnior”. A Profa. Shara Lopes mediou o debate sobre a escrita com egressos do instituto: Silas Oliveira e Milena Veloso Luz.

“Foi gratificante para a gente ver o nosso ex-aluno e nossa ex-aluna compartilhando o fazer escrito deles e como o IFPI foi importante para cultivar o espírito de escrita empreendedora”, declarou a professora Shara.

Profa. Shara Lopes

Todos os alunos do ensino médio foram convidados para participar do evento. A professora Shara avalia que nas disciplinas de humanas ofertadas no IFPI os estudantes tem oportunidade de desenvolver os espíritos humano, crítico e artístico. “Sempre estamos tentando fazê-los desenvolver a escrita e a leitura”, declarou.

Alunado

A estudante do 3° ano de administração do IFPI, Maria Ingrid do Nascimento Morais, afirmou que o evento foi “edificante”, pois lhe permitiu ver o trabalho desenvolvido pelos egressos. “Eles tiveram apoio do instituto e dos professores para poder crescer e por meio da leitura poder demonstrar como eles são e falar sobre as angustias e apresentar isso nos textos escritos”, comentou a aluna.

Maria Ingrid do Nascimento Morais

Maria Ingrid enfatizou que é uma “leitora ávida” e que pretende ler os livros onde Silas Oliveira Santos e Milena Veloso tem participação.

Egressos

Egresso do IFPI, Silas Oliveira Santos, que atualmente cursa letras na UFPI – Campus de Picos, falou sobre a importância da escrita e de poder voltar ao instituto e debater sobre as suas vivências. “Nós estamos voltando aqui e falando que o que foi feito aqui tem futuro”, comentou.

Silas Oliveira Santos

Silas Oliveira frisou que tenta englobar na sua escrita temática como diversidade e inclusão. “Seja no aspecto racial, de gênero, de sexualidade, de pessoas que estão no mundo, então porque não falar dessas pessoas?”, declarou.

Silas possui uma antologia de poemas “Sentimentos Poéticos”, além de participações em outras obras.

Milena Veloso Luz, também egressa do IFPI e atualmente acadêmica de engenharia ambiental na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disse que participar do evento foi importante devido a importância do instituto em sua vida. Ela também falou da sua satisfação de ter uma poesia de sua autoria publicada em uma antologia nacional.

Milena Veloso Luz

“É algo que significa muito, não só para mim, mas para as pessoas que estão onde eu já estive. Eu acho que o mais importante desse momento é não só estimular a leitura, porque o instituto já faz, mas para mostrar que é possível ser publicado; se não fosse os professores daqui, não sei se teria conseguido publicar o meu texto”, declarou.