O médico oftalmologista Dr. Weimar José Neiva de Moura Santos foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) por ter completado 50 anos de profissão. A solenidade de entrega da comenda Dr. Edgar Pereira ocorreu no auditório da Unimed, localizada no Centro de Picos, na noite da sexta-feira (25).
“Agradeço primeiro a Deus, depois meu pai querido, Waldemar de Moura Santos, que nos ensinou primeiro a ser, depois a ter, e depois à minha esposa, que me conseguiu dar forças, vibrações e boas emoções; estou me achando novo, estou na luta ainda, com muita força, muita garra, muita vontade de vencer”, declarou.
O Dr. Weimar destacou que as suas quatro filhas são médicas, três oftalmologistas: Dra. Weika Santos, Dra. Wanessa Santos e Dra. Walda Santos, e uma otorrina: Dra. Waléria Santos.

Ele enfatizou que ama Picos, possuindo uma larga folha de serviços prestados pela cidade, destacando os 35 anos em que foi médico do INSS. “Se eu tiver faltado cinco dias, foi muito, amo essa terra, adoro o meu povo”, frisou.
O Dr. Weimar se formou em medicina no dia 08 de dezembro de 1975, quando tinha 23 anos, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo desse período, trabalhou pelo Piauí, chegando a possui uma ambulância através da qual atendia as pessoas nos locais mais distantes do Estado. “Agradeço a todos os picoenses, pois o que faz viver é a motivação, o entusiasmo e a luta”, declarou.
Ele informou que seguiu a oftalmologia por recomendação do seu pai, tendo exercido também fez psiquiatria. “Tive muita experiência como ser, mas minha missão é oftalmologia”, declarou.

Dr. Weimar cita que o seu irmão, o ex-deputado Warton Santos, foi de grande ajuda em sua profissão, especialmente no período da ditadura militar, época difícil, mas um período em que exerceu a medicina em diversos municípios da região.
Folha de serviços
Na sua folha de serviços na medicina, o Dr. Weimar ocupou o cargo de secretário Municipal de Saúde de Picos em 1977, quando Severo Eulálio administrava a cidade. Depois ocupou a coordenação do “Olhar Brasil”, em seguida realizou o primeiro mutirão de catarata do Piauí; foram atendidas mais de 100 pessoas em Picos e 250 em Valença. “Com isso começou esses mutirões”, destacou.
Recomendação
Dr. Weimar deixa uma recomendação para os jovens médicos. “Digo a todos os jovens médicos: lute, lute, porque quem luta consegue realizar os seus sonhos, mas com paciência; e o mais importante: equilíbrio! É amar o paciente, dar atenção, quando consultar, saber o nome, o que faz, isso é a vida, a gente ser humilde e amar o próximo”, declarou.

