DestaquesReligião

Dom Plínio autoriza retomada das procissões pelas igrejas da Diocese de Picos

Dom Plínio. Foto: Jailson Dias

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, emitiu uma nota neste final de semana através da qual autoriza a retomada de eventos com grande participação popular com 100% da capacidade, caso esse das peregrinações, procissões, festas, romarias, vias-sacras, concentrações, religiosas, acampamentos e atividades similares. As celebrações em ambientes fechados devem acontecer com 80% da capacidade.

Na nota – que também é assinada pelo chanceler da Cúria Diocesana, Pe. João Pereira de Sousa – o bispo levou em consideração para adoção das novas medidas: o avanço da vacinação contra o coronavírus, a redução dos casos de Covid-19 e os decretos do Estado e do Município.

Contudo, ainda há a recomendação do uso de máscaras pelos fiéis e o distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre cada participante.

Durante as celebrações religiosas, os organizadores continuarão disponibilizando álcool 70% para os fiéis e o gesto de paz será omitido. As orientações entraram em vigor no dia 03 de abril.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Foto: Jailson Dias

Conduta

Quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Piauí, ainda no mês de março, a Diocese de Picos acatou imediatamente as orientações das autoridades sanitárias e suspendeu as celebrações presenciais, zelando pela saúde e vida dos fiéis.

Apenas com a vacinação e arrefecimento da pandemia, as missas foram sendo retomadas gradualmente, ainda assim, com muitas restrições para evitar a disseminação do vírus, como a participação de apenas 30% dos fieis nas igrejas. Ao longo desse período, as paróquias e áreas pastorais da diocese se utilizaram das redes sociais para a transmissão das missas.

Semana Santa

Com a proximidade da Semana Santa, os católicos poderão participar presencialmente das celebrações, fato que não acontecia desde 2019.