DestaquesEducação

Disciplina de História e Cultura Picoense é implantada na rede municipal de ensino

A disciplina de História e Cultura Picoense foi implantada na grade curricular da Rede Municipal de Ensino neste ano de 2021. A Lei N° 3049 de 19 de agosto de 2020 foi sancionada pelo ex-prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido) após aprovação pela Câmara Municipal de Picos. O projeto de lei é de autoria do vereador Wellington Dantas (PT), enquanto a elaboração da ementa coube ao Prof. Ms. Higo Meneses, que contou a assessoria jurídica dos advogados Fabiano Moura e Luciano Borges.

O professor Higo Meneses ministrou a capacitação sobre a nova disciplina para os docentes durante a I Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação de Picos no final de janeiro. Ele realizou esse trabalho atendendo um convite da diretora de Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Jaqueline Marques.

Higo Meneses. Foto: arquivo do entrevistado

Conforme prevê a lei, a nova disciplina será ministrada para os alunos do 5°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental em todas as modalidades. Ela terá a totalidade 40 horas/aula anuais, o que dá uma média de uma aula por semana em cada ano letivo.

A nova disciplina foi muito bem recebida pela comunidade local uma vez que vai prover as novas gerações de conhecimentos sobre a história e a cultura de Picos.

Vereador Wellington Dantas, autor do projeto

Higo ressaltou que a capacitação ministrada por ele não foi voltada especificamente para os professores de história. “Foi para todos os professores da rede. Visto que é um trabalho não só de História. Mas de forma interdisciplinar, abordando também elementos culturais. Podendo ser trabalhada de forma transversal. Contudo a lei prevê uma disciplina autônoma com um professor específico pra ela”, explicou.

Além de implantar a disciplina, a Lei N° 3049/2020 prevê que a história de Picos seja cobra em concursos públicos no âmbito do município.