O dirigente lojista e empresário José Rivaldo de Sousa, diretor presidente das Óticas Riveliny, endereçou um áudio de WhatsApp ao prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), através do qual pede a reabertura do comércio local. Ele sugere que isso possa ser realizado com critérios, como tem acontecido em alguns estados brasileiros.
Rivaldo, que atualmente é vice-presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Piauí, Diretor da FÉCOMERCIO-PI (Federação do Comércio do Estado do Piauí), Representante do Sindicato Patronal de Bens e Serviços e conselheiro do SESC e SENAC-PI, além de já ter presidido a CDL e a Associação Comercial e Industrial de Picos (ACINPI), alerta para a situação caótica a qual pode ser levada a economia.
Segundo Rivaldo, as pequenas empresas não suportarão por muito tempo manter as portas fechadas. “O que seria o ideal? Limite horário, quantidade de pessoas, idade, que não pode ir ao trabalho acima de 50 anos, porque nenhum empresário vai aguentar, porque temos boletos e impostos vencendo”, declarou.
Ele citou o adiamento de alguns impostos pelo Governo Federal, medida anunciada nos últimos dias, mas que terão de ser pagos de qualquer forma.
Rivaldo alertou que o desemprego pode atingir números assustadores. “Eu só não demito 30 amanhã porque é caro para demitir; não é suportável, não tem quem aguente”, declarou.
Ele finalizou a mensagem pedindo que o prefeito olhe com “carinho” as classes empresarial e trabalhadora porque “estão com a mão na cabeça”.
No decreto 42/2020, da última terça-feira (24), o prefeito Pe. Walmir Lima ampliou a quarentena por tempo indeterminado.