O diretor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus de Picos, Prof. Dr. Lourenilson Leal de Sousa (Nilsim), em entrevista ao Boletim do Sertão, ressaltou a integração dos estudantes da instituição no mercado de trabalho local e regional. Ele salientou que os alunos do ensino médio integrado estão constituindo a sua formação básica, e muitos já ingressam no mercado no decorrer dos estudos.
“Aqui eles adquirem um conhecimento, uma formação, tem acesso a ciência, a cultura, a arte, uma formação técnica profissional, e quando eles saem do ensino médio conseguem ingressar no mercado de trabalho, em um trabalho qualificado, com uma profissão; eles não vão para qualquer tipo de trabalho”, explicou o diretor.
Nilsim informou ainda que muitos estudantes preferem dar sequência aos estudos e ingressar na universidade, geralmente em uma área semelhante a que já estudavam no IFPI. “Eles recebem uma formação que lhes possibilita seguir nos seus estudos acadêmicos, como também estar qualificados para o mercado de trabalho”, destacou.
Os cursos oferecidos pelo IFPI de Picos no médio integrado são: técnico em administração; técnico em informática e técnico em eletrotécnica. Seguindo a tendência econômica atual, o instituto oferecerá uma turma para técnico de energias renováveis, que ensinará a montagem de placas de energia solar. “É um curso que tem duração de 180 horas que funcionará a tarde”, informou o diretor Nilsim.
Todos os cursos ofertados no médio integrado são oferecidos também para quem já concluiu o ensino médio convencional, nesse caso as formações são técnicas.
Além destes, o IFPI de Picos oferta também o curso de administração e desenvolvimento de sistemas, que integra o eixo de tecnologia da informação. Há ainda uma especialização de nível pós-graduação de engenharia de software.