Na manhã desta quinta-feira, 27 de março de 2025, a Diocese de Picos promoveu o Encontro Diocesano Pacto Educativo Global, realizado no Auditório do Centro de Treinamento Diocesano (CTD), no bairro Catavento, em Picos. Este evento fez parte das comemorações do Jubileu de 50 anos da Diocese, e teve como objetivo discutir maneiras de fortalecer a educação na região, alinhando-se à proposta do Pacto Educativo Global.
O Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco em 2019, é uma iniciativa voltada para a promoção de uma educação mais solidária e acessível. Sua proposta é fundamentada em sete princípios essenciais: colocar a pessoa no centro do processo educativo, ouvir as gerações mais novas, promover a mulher, responsabilizar a família, abrir-se à acolhida, renovar a economia e a política, e cuidar da casa comum.

O evento contou com a presença do Bispo Dom Plínio José Luz da Silva, do Clero da Diocese de Picos, e representantes do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), além de líderes educacionais, como diretores de escolas. Também estiveram presentes prefeitos e secretários de educação dos 42 municípios que compõem a Diocese de Picos.
Durante o encontro, foi transmitida uma mensagem do Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé, que refletiu sobre a importância do Pacto para a renovação da educação global. Além disso, o evento contou com a palestra “Construir o Pacto Educativo desde o nosso local”, proferida pelo Dr. Humberto Herreras Contreras, que abordou a necessidade de fortalecer os vínculos sociais e educacionais.
Padre Carlos Danilo, coordenador da Comissão para o Jubileu de 50 anos da Diocese, destacou a importância de unir todos para celebrar e fortalecer o Pacto Educativo Global. “Compreendendo que a educação também se faz em nossas instituições, queremos unir todos para esse pacto. Celebrar esse pacto junto com o Papa Francisco, responsabilizando a família, ouvindo as gerações mais novas, promovendo a mulher, renovando a economia e a política, e cuidando da casa comum são propostas que o Papa tem para celebrarmos juntos esse pacto educativo global”, afirmou o Padre.

O Bispo Dom Plínio José, em entrevista, ressaltou a importância do encontro no contexto do jubileu de 50 anos da Diocese de Picos. “Estamos em processo de preparação para os 50 anos da Diocese e colocamos na programação esse encontro do Pacto Educativo Global, reunindo os protagonistas da educação. Queremos socializar com todos os municípios da Diocese e com aqueles que são responsáveis pela educação formal para discutirmos a possibilidade de avançarmos e educarmos cidadãos que sejam cuidadores da casa comum, como diz o Papa”, afirmou.
O palestrante Dr. Humberto Herreras Contreras também expressou sua esperança de que o encontro seja um marco para o início de processos educativos duradouros. “Espero que, a partir deste encontro, possamos continuar unindo essas pessoas e colocando o diálogo em prática, iniciando processos que, infelizmente, muitas vezes são interrompidos pela falta de comunicação ou coragem. Vejo que o Pacto Educativo Global é uma inspiração de coragem para a construção de uma educação que visa renovar os vínculos da nossa sociedade”, disse o palestrante.
O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM, e contou com a cobertura da imprensa local.

Fonte: dp15.com