Na manhã deste domingo, 29 de dezembro de 2024, a Diocese de Picos iniciou as celebrações do Ano Jubilar 2025, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. A cerimônia, teve início às 8h30, na Rádio Cultura FM de Picos, com a Oração Inicial do Ano Jubilar, a Exortação do Bispo e a Bênção da Cruz.
Após esse momento de oração, a Cruz foi levada em peregrinação até a Igreja Catedral, onde, em um clima de oração e devoção, aconteceu a celebração Eucarística. A Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres Carlos Danilo, José Pio Feitosa, Feliciano dos Santos, Erminio José, Paulo Henrique, Sérgio Leal e David de Sousa.
O Jubileu da “Esperança” 2025, foi oficialmente iniciado pelo Papa Francisco no último dia 24 de dezembro, com a abertura da “Porta Santa” na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Bispo Dom Plínio José destacou a importância deste momento, afirmando que a celebração na Diocese de Picos “foi muito significativa”. Para ele, o evento é um convite à esperança e à preparação para o grande jubileu que culminará em 25 de dezembro de 2025, quando se celebrará os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo.
“Este é um momento de graça. Acredito que todo o povo de Deus da Diocese, ao participar dessa celebração, ficou consciente do que temos ao nosso alcance e se fortaleceu na esperança. Este é o primeiro passo de um percurso de 12 meses, e com ele, esperamos reforçar nossa fé, nosso compromisso com o povo e com o Senhor”, disse o Bispo.
Ele também expressou sua esperança de que, ao longo de 2025, todos na Diocese, nas paróquias e nas comunidades, sigam o caminho da peregrinação, com fé renovada, como “peregrinos da esperança”, em preparação para o grande jubileu.
Para marcar essa data especial, uma Carta Pastoral foi preparada por ocasião do Jubileu Ordinário de 2025, com a programação de diversos eventos que acontecerão ao longo do ano na Diocese.
Confira a Carta Pastoral abaixo:
Fonte: dp15.com