DestaquesGERAL

Diocese de Picos promove Seminário sobre Enfrentamento ao Tráfico de pessoas nos dias 08 e 09 de fevereiro

A Diocese de Picos realizará, nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2025, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), Picos-PI, o Seminário “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, com o objetivo de fortalecer as ações no combate a esse tipo de tráfico e aprofundar as discussões sobre o assunto. O evento contará com a participação de representantes das paróquias, áreas pastorais, organismos diocesanos, bem como do Sistema de Garantia de Direitos da sociedade civil e suas respectivas autoridades. Trata-se de uma temática bastante complexa, mas indispensável para a transformação dessa realidade.

Na ocasião, serão apresentados: o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e a Cartilha “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os participantes terão a oportuinidade de partilhar as suas experiências através de uma Roda de Conversa sobre o cenário local, e aprofundar seu conhecimento a este respeito com os grupos de trabalho em Oficínas Temáticas.

Espera-se que com a realização desse Seminário a sociedade possa despertar e agir diante da dura realidade das pessoas que são traficadas e escravizadas para diversos tipos de trabalho, mas também fazer conhecer outros tipos de dramas vividos na atualidade, como por exemplo: a migração e as mudanças climáticas. O Seminário é uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e a construção de estratégias coletivas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, que afeta milhares de vidas no Brasil e no mundo.

Segue abaixo a programação:

Proposta Oficial Seminário Tráfico de Pessoas – Picos.pdf