DestaquesGERAL

Dia Internacional da Mulher: depoimentos marcantes

Por Brenda Rodrigues
Estagiária/RSá

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, também é marcado pela reflexão e a certeza de que apesar das conquistas, a luta continua, pois a desigualdade entre os gêneros ainda é grande. Sobre este tema, conversamos com três jovens que opinaram a respeito da condição da mulher na sociedade: Duda Sousa, Rawena Sousa e Jamile Bezerra.

Ao refletir sobre esta data, a bancaria do prospera Santander, Duda Sousa, afirmou que “O dia internacional da mulher foi um marco importante que deu início ao reconhecimento do valor da figura feminina, das conquistas. Serve também para lembrarmos da luta constante que as mulheres enfrentam ao longo dos tempos, em busca de valorização, respeito, dignidade e igualdade”.

 Em vista da situação da mulher na sociedade, a estudante de Jornalismo da Faculdade R.Sá, Jamile Bezerra, declarou: “acredito que em meio a sociedade atual, ser mulher se torna um desafio em muitos momentos, pois a todo instante nossa capacidade, pensamento e posicionamento são questionados por preconceitos enraizados na história”.

Já, a estudante de jornalismo Rawenna Sousa contou: “já sofri assédio na rua, muito mais quando era adolescente do que atualmente, o que é assustador de se pensar. Também já tive o meu trabalho desmerecido e minha capacidade questionada. Já tivemos muitos avanços quanto aos direitos das mulheres, mas ainda há muito que evoluir quanto ao machismo, misoginia e desigualdade de gênero, pois as mulheres merecem e devem ocupar os lugares que quiserem sem serem desrespeitadas ou questionadas”.

História

O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de um fato trágico: um incêndio ocorrido na fábrica têxtil, na cidade de Nova York, em meados de 1911, onde mais de 100 mulheres tiveram suas vidas ceifadas. Esse acontecimento escancarou uma realidade de más condições de trabalho para o gênero feminino.

A partir disso, mulheres que faziam parte de movimentos operários se organizaram, nos Estados Unidos e em países europeus, na luta pelos seus direitos e então o movimento feminista ganhou força pelo mundo originando o Dia Internacional da Mulher no Brasil.

Considerando que a classe feminina conseguiu conquistar vários espaços, acadêmicos, políticos e entre outros, ainda assim, existe muito preconceito quando o assunto é uma mulher ocupar algum cargo de poder. Mesmo diante de tantas transformações que ocorrem constantemente no mundo, há quem defina que a única posição que uma mulher deve ocupar na sociedade é a de dona de casa que dá a vida por seus maridos e filhos.