Na escola Acelino Araújo, localizada no bairro Val Paraíso, a professora Miscilene Araújo realiza o projeto de leitura que busca incentivar uma aproximação das crianças com a leitura de forma lúdica, por meio de histórias e dinâmicas. Miscilane destaca a importância da criatividade no processo de alfabetização: “Ajuda no processo de desenvolvimento da criança, porque a alfabetização e o letramento andam juntos”.
O projeto de leitura desenvolvido por Miscilane Araújo visa também envolver a família do aluno, “sempre faço com meus alunos, busco inseri-los nos livros mostrando o projeto, procuro também trazer a família pra dentro da escola, porque a família tem uma grande contribuição e com a ajuda da família fica até melhor” explica.
Maria Galdani, mãe de uma aluna da escola cita, os benefícios do projeto: “é muito importante para nossas crianças, porque desenvolve bastante a questão da escrita, da leitura e da interpretação. As crianças melhoram na língua portuguesa e nas outras matérias, o que impacta positivamente as notas e o aprendizado”. Conta
O diretor da escola, Alex Araújo, comenta que a pandemia prejudicou no rendimento dos alunos. E que os projetos de leituras têm sido uma alternativa para recuperar o prejuízo no aprendizado. Alex revela que um novo projeto está sendo elaborado: “todo dia, no final das aulas, vinte e cinco minutos são tiradas pra leitura e escrita, do primeiro ano ao nono ano, ou seja, a escrita leitura vão estar presente em todos as turmas, a fim de a gente ter um melhor rendimento deles na questão da língua portuguesa”.
CCOM – PMP