Os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em 02 de outubro de 2022 assumem nesta quarta-feira (01) os respectivos mandatos já contando com um significativo salário. Cada um passará a receber R$ 39.293, 32 por mês neste ano de 2023. O valor foi reajustado em janeiro conforme aumento do Supremo Tribunal Federal (STF). O salário anterior dos parlamentares era de R$ 33.763,00.
Os políticos também recebem a cota parlamentar, valor destinado a: locação de automóveis e escritórios; passagens aéreas; telefonia e internet; assinatura de TV a cabo; aluguel de automóveis e fretamento de aeronaves e embarcações.
Os deputados e senadores tem direito ainda a apartamento funcional.
Piauienses
Dentre os 513 deputados, 10 piauienses assumem o mandato nesta quarta-feira. Dentre eleitos e reeleitos estão: Júlio César (PSD), Dr. Francisco (PT), Castro Neto (PSD); Júlio Arcoverde (PP); Florentino Neto (PT); Flávio Nogueira (PT); Atila Filho (PP); Jadyel da Jupi (PV); Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e Merlong Solano (PT).
Merlong assume após a deputada eleita Rejane Dias renunciar ao mandato para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI).
Wellington Dias deve se afastar da chefia do Ministério do Desenvolvimento Social para assumir o mandato de senador. Em seguida, ele vai se licenciar do Senado para voltar ao ministério.