O deputado estadual e líder do governo Wellington Dias (PT) na Assembleia Legislativa, Francisco Costa (PT), esteve em Picos nesse final de semana quando concedeu entrevista ao Boletim do Sertão. Na oportunidade ele falou sobre a problemática que tem sido a instalação do IML no bairro Aerolândia, que até já resultou em audiência pública. Por ser médico legista, ele afirmou que está havendo um problema de comunicação e que a cidade carece desse órgão com urgência, uma vez que os corpos que precisam passar por perícia são encaminhados para Teresina ou Floriano.
“A gente sabe que o Prosar (na Aerolândia) possui uma estrutura que não é suficiente, mas dá pra fazer ali uma acomodação inicial, tem um espaço de área que dá pra fazer uma ampliação, o que é um receio que a gente compreende, existe um preconceito, que é comum na sociedade, e às vezes fica o receio da vizinhança”, declarou.
Francisco Costa disse que a ideia é oferecer uma estrutura de IML adequada para Picos demais regiões do Piauí para que não dependam de pontos distantes.
O deputado disse que tomou conhecimento da audiência pública realizada no dia 26 e que agora caberá a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) analisar o que foi discutido. Contudo, ele reforça que é possível instalar o IML no bairro com as medidas de segurança e sanitárias cabíveis, sem gerar problemas para os moradores.
“Mas naturalmente se existir outro espaço que se pode fazer isso, é importante pensar, o que precisa imaginar é que uma solução imediata precisa ser dada”, frisou.