O deputado federal Dr. Francisco (PT/PI) foi eleito, na noite da quarta-feira (06), presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O parlamentar piauiense obteve 28 votos a favor e cinco em branco. A escolha dos parlamentares para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes ficou para a próxima semana.
No seu discurso, Dr. Francisco agradeceu a oportunidade e disse que deseja fazer um trabalho conjunto com os demais membros da comissão.
“Quero partilhar a condução dos trabalhos com todos e contar com a colaboração de cada um para, com muito diálogo, conduzir os trabalhos desta Comissão, cujas decisões têm alto impacto na vida da população brasileira”, disse.
Perfil
Dr. Francisco (PT/PI) está no primeiro mandato de deputado federal, foi o relator da Medida Provisória que recriou o Bolsa Família e é autor do projeto de lei 529/24 que cria a Política Nacional de Combate à Dengue, à Febre de Chikungunya e à Febre Zika.
Médico graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), endocrinologista, atuou como plantonista, na Equipe de Saúde da Família e socorrista do SAMU. Perito médico legista, ex-secretário estadual de saúde, ex-prefeito de São Francisco do Piauí, deputado estadual integrante da Comissão de Saúde, ele tem amplo conhecimento das dificuldades enfrentadas e propostas que tramitam na área. Defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), tem atuação parlamentar voltada para descentralizar, ampliar o acesso e a qualidade do atendimento na saúde pública.
Atribuições da Comissão
A Comissão de Saúde é permanente e é responsável, dentre outras atribuições, por debater e votar proposições relativas à saúde em geral, SUS, organização institucional da saúde no Brasil, campanhas de saúde pública, instituições privadas de saúde, Bioestatística e imunizações; Higiene, educação e assistência sanitária, medicinas alternativas, atividades médicas e paramédicas, controle de medicamentos e alimentos, recursos humanos para a saúde, seguro de acidentes do trabalho urbano e rural, Indústria químico-farmacêutica, patentes de fármacos.
Da Redação