Em entrevista a imprensa picoense, o delegado regional Rodrigo Morais, afirmou que em dez dias o inquérito sobre a morte de Artur Batista, 20 anos, será concluído. Ele também garantiu que os responsáveis serão presos. Embora não tenha sido ele quem atendeu a ocorrência no domingo (25), quando do homicídio, Rodrigo Morais recebeu os manifestantes na manhã desta quinta-feira (29), na frente da Central de Flagrantes, e depois conversou com alguns parentes e amigos de Artur em particular. A imprensa e aos parentes da vítima ele afirmou que a manifestação era legítima.
“Nós vamos terminar esse inquérito no mais tardar em dez dias, e no mais tardar em dez dias queremos reunir a imprensa para dar a resposta que a sociedade picoense merece”, frisou o delegado.
Rodrigo Morais salientou que as investigações sobre a morte do jovem estão em andamento. Indagado se os suspeitos podem fugir da cidade durante o processo de investigação, o delegado afirmou que os responsáveis serão presos. “Nós vamos prender o responsável pelo crime, o responsável, ou os responsáveis, mais cedo ou mais tarde, vamos pegar nem que seja em outro estado, nem que seja em outro ente federado”, declarou.
Sobre a conduta do delegado que não manteve os suspeitos presos, sem citar o nome do mesmo, Rodrigo Morais se absteve de julgar a postura do colega de Polícia Civil, mas afirmou que o caso está na corregedoria, a quem compete a análise do caso.
O delegado Aureliano, que recebeu a denuncia do homicídio contra Artur, é lotado na cidade Pio IX. Contudo, ele prestou um concurso de remoção e trabalhará em outra cidade do Piauí.