Por Luana Pereira
Estagiária/ R.Sá
Em Picos, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) registrou entre o período de janeiro e setembro de 2021, 129 casos de sífilis, grande parte em jovens. Segundo o fisioterapeuta e coordenador do CTA, Fábio Bernardes, um dos motivos para o aumento da doença na cidade se deve ao fato da população estar procurando mais os serviços do Centro de Testagem, ou seja, buscando a prevenção, além da busca pelo tratamento da doença.
“Nós sabemos que hoje a forma de prevenção eficaz, segura e barata é o uso do preservativo, hoje em dia é uma forma preventiva que nós do cta estamos trabalhando na promoção e prevenção de saúde.” ressaltou.
A sífilis pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária).
O CTA
O CTA de Picos trata de doenças sexualmente transmissíveis e oferece serviços de saúde, como exames que dão diagnósticos relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis as DSTs, sífilis, HIV e Hepatite, além da entrega de preservativos masculinos e femininos.
No dia 13 de dezembro o CTA completa 18 anos. Ao longo desse período já tratou de diversas doenças sexualmente transmissíveis desenvolvendo campanhas voltadas para a prevenção e o tratamento de doenças silenciosas como a sífilis.
Segundo o coordenador as pessoas tinham receio de procurar atendimento, mas hoje estão buscando de forma mais tranquila com o propósito de uma possível prevenção. “Quando você passa pela porta do CTA, é importante lembrar que existe todo um sigilo em relação aos profissionais e pacientes, ética e total cuidado”, afirmou.