Por Maria Gizelly
Estagiária R.Sá
Hoje, 01 de Dezembro, é o Dia Mundial de Combate ao HIV. O objetivo desta data é chamar atenção da sociedade sobre essa doença, desde sua prevenção até o tratamento, e acabar com o preconceito. O Boletim do Sertão entrevistou Fábio Bernardes, coordenador do CTA/SAE de Picos (Serviço de Assistência Especializada- SAE), que mostra como o CTA presta assistência às pessoas que se encontram com a doença.
De janeiro até novembro de 2021, foram notificados no CTA 48 casos de HIV. Com o aparecimento desses novos casos foram feitos os acompanhamentos devidos com os pacientes. O CTA presta uma assistência desde o início da descoberta da doença, dando aconselhamento através de uma orientação, é mostrando a importância do uso da medicação de forma adequada.
Quando o paciente chega ao CTA, são feitos os exames, coletas e o reteste, se nos exames tiver a confirmação do HIV, o paciente já passa por uma equipe médica, psicológica, já é repassado os medicamentos necessários, e o paciente segue um acompanhamento com a equipe.
“O que se pode observar, é que tem uma assistência bem intensa, para que as pessoas não desistam do tratamento, até porque mostramos o benefício com relação a medicação. A medicação que vem é a que o Brasil repassa, é uma das melhores medicações que existe, comprovada cientificamente. Por isso que de certa forma tem um nível satisfatório muito positivo e os pacientes de certa forma não desistem do tratamento, seguem de forma devida e adequada”, afirma Fábio.
O CTA realizou do mês de janeiro até setembro dois mil duzentos e quarenta testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e Sífilis. “Então isso mostra que as pessoas estão perdendo o medo de que as pessoas estão perdendo o receio de procurar e estão tendo uma confiabilidade na nossa equipe, que cada vez mais se qualifica de maneira adequada para seguir as normas e serviços à população”, pontua Faio.
Na manhã de hoje o CTA promoveu um evento em alusão ao Dezembro Vermelho, pelo Dia Mundial de Combate ao HIV. A equipe do CTA deu suporte a população, prestando orientação, distribuindo preservativos masculinos e femininos. A equipe fez coleta, realizou orientações e tirou dúvidas.