Por: Daniel Holanda
Com o propósito de prevenir e conscientizar a população para o diagnóstico precoce para as IST’s, a Prefeitura de Picos, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), o pontapé inicial da campanha Dezembro Vermelho.
Na oportunidade, o CTA ofereceu recepcionou os alunos do curso Técnico de Enfermagem do PREMEM, que realizaram uma visita técnica para falar da campanha Dezembro Vermelho, na sede do CTA, e orientaram os estudantes sobre as infecções sexualmente transmissíveis.
A estudante do curso Técnico de Enfermagem, Bianca Sousa, participou da visita técnica e destacou a importância do diagnóstico precoce para o combate as IST’s. “O principal objetivo de fazer os exames é obter a prevenção, porque você vai ter um diagnóstico precoce, com esse diagnóstico você tem maior chance e possibilidade de fazer o tratamento, e uma maior possibilidade de cura daquela doença, principalmente HIV e sífilis”, pontuou a estudante.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento da HIV/Aids e às demais IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a Administração Pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais
O Coordenador do CTA, Fábio Bernardes, destacou que durante todo o ano o CTA realiza ações de combate ao HIV, no entanto no mês de dezembro essas ações serão intensificadas.
“O dezembro Vermelho é período que a gente faz para conscientizar a população sobre as questões do diagnóstico e do tratamento, além de buscar reduzir o preconceito e a discriminação contra o HIV. Nós já vínhamos fazendo algumas atividades no mês de novembro, e no mês de dezembro vamos intensificar essas atividades”, explicou o Coordenador.
DEZEMBRO VERMELHO
O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Confira o cronograma de atividade:
CCOM – PMP