O Instituto Credibilidade divulgou nesta terça-feira (10/09) uma nova pesquisa que mostra que o candidato a prefeito de Picos (PI), Dr. Pablo Santos (MDB), mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Picos. Os dados foram colhidos no período 06 a 08 de setembro ouvindo 500 eleitores com 16 anos ou mais, na zona urbana e rural do município. A margem de erro é de 4,36 para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Estimulada
De acordo com o Instituto Credibilidade, na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita o nome dos três candidatos que estão concorrendo à prefeitura de Picos, Dr. Pablo Santos lidera a disputa com 58,20%. O atual prefeito e candidato a reeleição Gil Paraibano (PP), aparece em segundo lugar com 30,40%; e em terceira posição figura o candidato Cacique (Cidadania), com apenas 3,20% da preferência.
5,20% dos eleitores pesquisados não souberam responder ou não opinaram, e 3% responderam nenhum, branco, nulo.
Votos válidos
Quando somados apenas os votos válidos, excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Dr. Pablo Santos (MDB) aparece com 63,40%; Gil Paraibano (PP) tem 33,11%; e Cacique (Cidadania) tem 3,49%.
Contando apenas os votos validos, a diferença entre Dr. Pablo Santos e Gil Paraibano, primeiro e segundo colocado respectivamente, é de 30,29 pontos percentuais. O emedebista ampliou a vantagem dentro da margem de erro sobre o candidato do Progressistas em dois 2,23% pontos percentuais em comparação com a última pesquisa Credibilidade divulgada no dia no dia 05 de setembro.
A contagem apenas dos votos válidos é a mesma utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Espontânea
Já no levantamento o espontâneo, quando o pesquisador não cita nomes dos candidatos, Dr. Pablo Santos (MDB) também é o mais lembrado pelos eleitores com 51,40% das intenções de voto. Gil Paraibano (PP) é citado por 28,40% e Cacique (Cidadania) aparece com 2,40%. 16,60% não souberam responder ou não opinaram, e 1,20% disseram nenhum, banco, nulo.
Rejeição
No quesito rejeição, o prefeito e candidato à reeleição Gil Paraibano (PP) está na liderança com 39,40% de rejeição. Dr. Pablo Santos (MDB) figura em segundo com 20,40% e Cacique (Cidadania) é o menos rejeitado com 19,60%.
4% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram, e 16,60 disseram “sem rejeição”.
Firmeza do voto
O Instituto Credibilidade mediu a firmeza do voto e perguntou se até o dia da eleição o entrevistado mudaria o seu voto. 92,80% disseram que “não mudariam de jeito nenhum”; 5,20% “poderiam mudar”; 0,80% afirmaram que “sim, com certeza” mudariam o voto; e 1,20% não souberam ou não quiseram opinar.
Ficha técnica
A pesquisa, encomendada pela Rádio Cidade Modelo FM, foi realizada entre os dias 06 a 08 setembro, com 500 eleitores com 16 anos ou mais, residentes na sede e zona rural de Picos.
A margem de erro da pesquisa é de 4,36% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação PI-09448/2024 e tem como estatístico responsável Diógenes Vitor da Silveira.