O diretor “pro tempore” da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, Prof. Dr. Juscelino Francisco do Nascimento, informou em entrevista ao Boletim do Sertão que o corte de recursos que a instituição vem sofrendo por parte do governo federal nos últimos anos, tem resultado na adoção de medidas severas. Por conta disso, servidores terceirizados do Campus local tiveram de ser demitidos no mês de abril deste ano.
Juscelino Nascimento explica que a UFPI de Picos não possui independência financeira e que o orçamento do Campus é gerenciado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) de Teresina. E é claro que os cortes, conforme informado pelo reitor da universidade, Prof. Dr. Gildásio Guedes, afetam a instituição em todo o Piauí, em diálogo com os campi do interior.
Sobre a possibilidade de paralisação das atividades da universidade, Juscelino explicou que essa serie um último recurso, frisando que as aulas têm acontecido remotamente. “É mais difícil que haja uma paralisação de tudo, envolvendo setores pedagógicos e administrativos da instituição”, comentou;
Direção do Campus de Picos
Sobre a direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, o professor Juscelino informou que deve acontecer uma reunião do Conselho Universitário da UFPI (CONSUN) para debater o assunto nesta quarta-feira (16).