Por Dalila Pereira/Estagiária
No estado do Piauí, o período de seca concentra-se entre os meses de junho e novembro. Já ao início da estiagem, tem-se a preocupação com as queimadas, pois alguns moradores e produtores da região utilizam a prática de queimadas de lixos, como limpeza do local, além disso, a própria humidade baixa, que é natural do clima nordestino, reforça a propagação de fogo junto aos ventos fortes, também muito típicos nesse período. Em entrevista ao Boletim do Sertão, o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Tenente Hamilton, informou sobre os primeiros focos de incêndio verificados na cidade.
“Alguns focos de incêndio isolados foram verificados no bairro Ipueiras e na Cipaúba, esses focos de fogo que encontramos eram controlados, realizados por proprietários de terra que estavam fazendo limpeza; por não haver propagação, não houve chamada de ocorrência”, diz o Tenente.
Em casos de queimadas irregulares, que causam danos ambientais, quem o pratica, está sujeito a punições, com pena de prisão e multa. “Neste caso a Lei 9.605 de 1998 de Crimes Ambientais, tipifica incêndio criminoso com pena de 1 a 4 anos de reclusão, além de outras leis e multas. Essa parte é responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Civil”, ressalta o comandante.
No entanto, há quem precise realizar a limpeza do local com o uso do fogo, para isso são necessárias algumas medidas que autorize efetuar a atividade com cuidado e sem denegrir o meio ambiente.
“Primeiro, tem que ir na Secretaria de Meio Ambiente requerer autorização, depois com a fiscalização da mesma é necessário, de acordo com a carga de incêndio, fazer um ofício e solicitar a presença dos bombeiros nos dias e horários pré-estabelecidos, são levados em conta, o aceiro, a velocidade do vento e o horário”, finaliza o comandante.
Sobre a conscientização das queimadas irregulares, o Corpo de Bombeiros costuma realizar palestras com o intuito de alertar as pessoas sobre os riscos e cuidados dessa prática, no entanto, devido a pandemia, o tenente está aguardando autorização do Comando Geral dos Bombeiros do Piauí, para realizar as palestras através das lives.
“Dependendo da autorização, pretendemos realizar lives informando sobre a manutenção de não colocar fogo em lixo, evitar limpar a propriedade com o fogo, pois tronou-se algo cultural, mas estamos conseguindo convencer as pessoas de ter um cuidado maior com o meio ambiente, pois já tivemos uma evolução quanto a esse cuidado. Então a gente espera informar de forma segura, através da internet, irei solicitar as direções de escola sobre essa medida”, menciona o Tenente.