A coordenadora municipal do Castro Único no município de Picos, Núbia Cristina, informa que os atendimentos de revisão de cadastro que haviam sido suspensos, já foram normalizados.
A suspensão ocorreu devido a um período de capacitação por parte dos cadastradores para se atualizarem das novas regras do Sibec, que é o sistema onde os municípios podem fazer ações de gestão dos benefícios. Conforme previsto no calendário operacional do Programa Bolsa Família, mensalmente é realizado o processo de habilitação, ou seja, de identificação de elegíveis.
“Os cadastradores e os entrevistadores do nosso grupo do Cadastro Único, do Bolsa Família, estiveram passando por um treinamento, recebendo as instruções corretas sobre a mudança nas regras do Cadastro Único, principalmente no Bolsa Família, onde estão passando por muitas mudanças”.
Núbia Cristina falou sobre uma nova regra implementada pelo Governo Federal, chamado de ‘cadastro de proteção’, que é quando um membro da família passa a receber um salário, por aposentadoria, por exemplo, e um dos beneficiários tem o auxílio reduzido na metade por até dois anos, depois desse período, a pessoa é desligada do programa.
A coordenadora pontuou a importância de os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, em manter os dados sempre atualizados. Ela convoca os assegurados a procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Fonte: grandepicos.com.br