CidadaniaDestaques

Coordenadora do CadÚnico fala sobre fiscalização do Governo Federal aos usuários do Bolsa Família em Picos

Núbia Cristina. Foto: Roberto Oliveira

A Coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família de Picos, Núbia Cristina, concedeu entrevista coletiva à imprensa local nesta segunda-feira (16) com o objetivo de explicar sobre a fiscalização por parte da Controladoria Geral da União (CGU) acerca dos usuários do Programa Bolsa Família no município. O motivo da visita se deu pelo fato do município ter um grande índice de inconsistências de dados nos cadastros dos usuários do Programa Bolsa Família. Ela salienta que apenas as pessoas que realmente precisam e que atendem os requisitos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) devem receber os benefícios do Governo Federal.

A fiscalização vai ser realizada em 60 municípios brasileiros. No Piauí, foram indicados dois municípios, sendo eles: Picos e Marcos Parente.

A Coordenadora do Cadúnico, Núbia Cristina, explica como vai ocorrer essa fiscalização. “Nós recebemos o oficio, que iria haver essa fiscalização da CGU, estamos agilizando para receber essa comitiva que vem para fazer as fiscalizações devidas que o Governo Federal indicou. Hoje a comitiva chega e vai sentar comigo, e logo após com a Secretária de Assistência Social, que é a Wianika Alencar, e nessa conversa, serão postas todas as ações que estão sendo desenvolvidas, através da Assistência Social”, explicou.

Núbia Cristina explicou que o segundo momento da visita vai consistir na obtenção de informações com as técnicas e Assistentes Sociais da Semtas.“O segundo momento acontecerá amanhã na Semtas com as técnicas e Assistentes Sociais que trabalham com a gente, e depois com o Conselho Municipal de Assistência Social do município, onde eles vão adquirir todas as informações sobre o que está acontecendo no momento, porque o foco são os cadastros unipessoais, devido as inconsistências de dados”, contou.

Ainda de acordo com a Coordenadora, na quinta e sexta-feira, será realizada a vistoria nas casas das pessoas que constam essas inconsistências de dados, para que assim as medidas cabíveis sejam tomadas, pois no município de Picos, muitas pessoas que realmente necessitam ser assistidas pelos Programas e não estão sendo.