O coordenador Regional do PRO Piauí, Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, fez a entrega de 400 coleiras para a ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos. As coleiras são usadas nos cães e evita que o mosquito-palha transmissor da doença, que também afeta humanos, se aproxime dos animais. Dessa forma, há um amplo cuidado com a saúde pública. Cada coleira custa R$ 150,00.
“Atendendo ao pedido da APAPI eu fui até Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, na pessoa do nosso governador Wellington Dias (PT) e do secretário Florentino Neto, e quero adiantar que me sensibilizei e me emocionei, quando eu soube quanto custa cada coleira dessas, e estamos trazendo através das ações de proteção a saúde”, declarou Araujinho.
Araujinho frisou que tinha o projeto de controle da natalidade dos cães abandonados de Picos. “Tínhamos um programa de vacinação programada, banho, tosa, uma hospedagem digna para esses animais que são abandonados pela cidade”, declarou.
O coordenador disse ainda que Picos tem a necessidade de um santuário para os animais de rua. “Mas o que vemos hoje é um grande número de animais jogados, com fome, com sede, pulga, carrapatos, e eu sempre digo aquilo que for de benefícios para a minha cidade, estarei sempre a disposição para trazer”, declarou.
A presidente da APAPI, Sanya Elaine, declarou que as coleiras vieram no momento apropriado, pois Picos é a sexta cidade do Piauí em casos de leishmaniose.
“Então essas coleiras serão colocadas nos animais, pois vão repelir o mosquito palha e vamos quebrar assim a cadeia de transmissão, e o custo de uma coleira dessas é muito grande, e conseguimos adquirir através do coordenador do Piauí, o senhor Araujinho, que sempre tem sido sensível a causa animal na nossa cidade”, frisou.