Os convencionais do MDB e do PC do B de Picos barraram as candidaturas de Creusa Nunes e de Raniery Lima, partidos aos quais os dois são filiados, respectivamente. A decisão sobre não permitir que os dois fossem candidatos no pleito de 15 de novembro foi tomada após votação nos Diretórios Municipais dos dois partidos. A ampla maioria foi contra a autorização.
As candidaturas de ambos estavam ameaçadas uma vez que eles preferiram se manter ao lado do prefeito Pe. Walmir Lima (PT) ao invés de seguir os partidos no apoio ao pré-candidato Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), com quem o prefeito rompeu no mês de julho.
Quando o prefeito rompeu com Araujinho ele exigiu que todos os que lhe apoiassem, negassem apoio ao pré-candidato. As exonerações aconteceram em seguida, enquanto Creusa e Raniery preferiram se continuar na base de apoio.
A votação sobre a questão das candidaturas dos dois aconteceu durante a convenção do pré-candidato Araujinho, realizada na noite do sábado (12), na quadra do Colégio Santa Rita. Enquanto os discursos aconteciam na parte mais ampla do estabelecimento, a votação em ambos os partidos acontecia em lugares separados.
As assessorias jurídicas de ambos informaram que vão recorrer da decisão dos diretórios, mas até lá, eles estão fora das eleições de 2020.