Maria Hilda/Estagiária
Como temos acompanhado nos últimos meses, ocorreram mudanças inesperadas no mercado com essa pandemia. Com isso, esse período se tornou mais difícil pra todos. As empresas tem procurado meios para se manter frente ao cenário que estamos passando. Quem fala mais sobre o assunto é o contador João Alfredo Albano Duarte, 44 aos, que trabalha na área há mais de 10 anos na área. “O cenário dessas empresas perante a crise da Covid-19 é de muitas incertezas, o mercado praticamente estagnou nossa atividade, a gente sabe que no Brasil é predominantemente de microempresas, e essas microempresas tem dificuldades de efetuar vendas”, explica.
Para gerenciar a empresa em meio a tanto obstáculos, tempos de incertezas é necessário tomar decisões certas para não se arrepender depois, João Alfredo fala da importância das escolhas corretas.
“Tenho três dicas importantes: a primeira, tenha total conhecimento do seu negócio, conhecer os números é muito importante nesse momento. Você ter conhecimento do que o seu negócio pode render, de que forma ele pode ser lucrativo, de que forma você pode aumentar esse lucro. Segundo, colocar a razão na frente da emoção, ou seja, tem que ser tratado muito com a razão, e por ser um período crítico não podemos fazer muito sacrifício, por exemplo você fazer um empréstimo sem pensar se terá como quitar futuramente. Terceiro, caixa é rei! Ou seja, quem tiver caixa hoje consegue passar essa pandemia, essa crise, impostos você pode postergar, financiamento só se for em último caso”, afirma.
Dentre as medidas tomadas pelo governo federal além da postergação de impostos, também houve o auxílio para as empresas e o auxílio emergencial para as pessoas autônomas e do bolsa família, que talvez seja prorrogado por mais dois meses.
Sem sombra de dúvidas esse período pegou a todos de surpresa, e agora resta seguir em frente esperando que as coisas melhorem no futuro.