A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, estará realizando nesta sexta-feira, 18, uma sessão aberta de apresentação dos candidatos para a função de Conselheiro Tutelar. A referida sessão correrá a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Picos.
Segundo a presidente da comissão eleitoral do órgão, assistente social, Joyce Iris, a intenção, além de apresentar ao público tais candidatos, visa também dar oportunidade aos mesmos, de revelar suas características pessoais e intenções frente à instituição.
“Nessa oportunidade, cada candidato vai apresentar seu histórico, sua biografia, e, principalmente, seus interesses em estar atuando no município de Picos, como conselheiro tutelar, diretamente na defesa dos direitos da criança e do adolescente do nosso município”, refere.
A eleição para conselheiro tutelar de Picos ocorrerá no próximo dia 01 de outubro do corrente ano. A apresentação dos candidatos a conselheiros é parte de um processo composto por três etapas distintas: a primeira consiste no reconhecimento de idoneidade, onde são recolhidas provas documentais que implicam na experiência de cada candidato; a segunda etapa se volta para prova objetiva, onde conhecimentos específicos são avaliados junto ao cargo postulado; e a terceira etapa versa sobre a apresentação dos postulantes ao cargo de conselheiro junto ao público.
“As eleições são para atuação durante um período de quatro anos. Foram aprovados oito candidatos na prova objetiva. Dos oito candidatos, os cinco mais votados na eleição irão assumir o cargo”, complementa Joyce Iris.
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar trabalha por meio do recebimento de denúncias e opera quando crianças ou adolescentes estejam em situação de risco ou abuso. A partir das denúncias, o órgão inicia o aconselhamento dos pais ou responsáveis e assegura o contato para intermediar qualquer situação.
Fonte: CCOM-PMP