Com o propósito de discutir e apresentar propostas para o recolhimento do Lixo em Picos, o Conselho Municipal do Meio Ambiente do município (COMAM) promoveu na manhã desta quinta-feira (27), uma reunião com membros do Conselho. O encontro aconteceu no auditório do CREA.
A conselheira Ambiental, Inês Costa, participou do encontro, e na oportunidade destacou a importância do descarte correto do lixo na cidade de picos.
“A gente tem que fazer uma reflexão de que a população picoense precisa se reeducar em relação ao descarte do lixo da nossa cidade. Porque uma cidade limpa não depende somente do poder público, depende principalmente da população. Então, esse descarte tem que ser feito de forma adequada, principalmente em alguns bairros que a população está deixando a desejar ”, destacou.
De acordo com a educadora Ambiental, Ruthy Costa, a reunião é uma forma do conselho organizar e apresentar ideias para o descarte correto do lixo em Picos. “A gente decidiu trabalhar uma campanha massiva, unificada, com outras secretarias do Poder Público Municipal como Secretaria de Obras, Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária, para que a gente consiga ter, a partir das próprias atividades de cada uma dessas secretarias, ações voltadas para esse combate da disposição incorreta do lixo. Então o objetivo é estabelecer estratégias e mobilizar a sociedade para que ela tenha essa consciência de que também é responsável”, explicou a educadora Ambiental.
Secretaria de Ambiente e Recursos Hídricos lançou a Campanha de conscientização “Cidade Limpa: responsabilidade de todos”. A Ação tem por objetivo informar e conscientizar a população acerca da importância da limpeza urbana e da gestão adequada de resíduos.
Confira algumas orientações da Campanha de conscientização “Cidade Limpa: responsabilidade de todos”:
• utilizar sacos de lixo resistentes e bem fechados para evitar derramamento de resíduos;
• Sempre que possível, utilize lixeiras com tampas para impedir o acesso de animais e a dispersão do lixo, ou utilize ainda, as cestas suspensas para acondicionamento adequado do material;
• Se possível, separe o material reciclável (papel, plástico, vidro, metal) do lixo orgânico e dos resíduos não recicláveis.
• Em casos de materiais perfurantes, cortantes, é OBRIGATÓRIO, acondicionar em recipientes que evitem que os agentes de coletas se machuquem;
• Em caso de materiais volumosos que não são colocados pelo caminhão compactador, a Secretaria de Serviços Públicos, deve ser informada para que seja feita a coleta do material de maneira adequada.