CulturaDestaques

Conheça a história por trás do feriado de Tiradentes

Por Luana Pereira
Estagiária/ R.Sá

De uma família de origem humilde, Joaquim José da Silva Xavier nasceu na capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, ele precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de Tiradentes.

O feriado foi estabelecido logo após a Proclamação da República, no ano de 1890. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileira. Segundo o site Toda Matéria, Tiradentes aderiu ao movimento chamado Inconfidência Mineira quando era militar e tinha o posto de alferes. Por ser considerado um excelente comunicador foi responsável por conquistar adeptos para a causa revolucionária.

O movimento da Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira) foi articulado por contratadores que temiam a cobrança das dívidas, a chamada Derrama. Tratava-se de um ato do governo português onde todos aqueles que tinham débitos com a Coroa deveriam acertar suas contas ou teriam seus bens confiscados.

O professor de história Deivison Moura explica como se deu início ao feriado do dia 21 de Abril.

“O feriado de tiradentes ele passou a ser comemorado de fato apenas depois da proclamação da república, mas a representação do feriado em si é justamente pela luta anti-colonial,a luta por libertação e Tiradentes foi escolhido pelo movimento republicano no Brasil, como um símbolo da luta contra a dominação estrangeira e em defesa da liberdade da população brasileira”, afirmou.

Tiradentes foi sentenciado por traição contra a rainha, condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792, no Campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro. Além disso, foi esquartejado e partes do seu corpo expostas na estrada que conectava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.

O 21 de Abril foi instituído como o Dia da Inconfidência como feriado nacional. “A figura de Tiradentes é exaltada até porque durante o movimento da inconfidência mineira ele acaba sendo o único que recebe como punição a pena capital, que é a pena de morte”, informou o professor.

Por isso, Todo dia 21 de abril, o Brasil entra em feriado para relembrar e homenagear a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, desde 1890.