CulturaDestaques

Conheça a história do humorista Picoense Juscelino Evangelista de Moura o “Cumpadi Manelim”

Fonte: Arquivo pessoal

Por Maria Ivonete
Acadêmica de Jornalismo da Faculdade R.Sá

Juscelino Evangelista de Moura é ator, professor, desenhista, possui desenvoltura na área da dança e é dono de várias habilidades no campo artístico por isso é considerado um artista multifacetado com experiência para conduzir seu talento nos palcos e em frente às câmeras. Filho de Pedro Evangelista de Moura e Maria Joaquina da Silva, Juscelino é o mais novo de quatorze filhos.

Juscelino nasceu no Povoado Abóboras interior da cidade de Picos – PI, em um família grande e harmoniosa, “Eu sou o xodó da minha família, infelizmente depois de adultos só conseguimos unir toda a família uma única vez que foi no aniversário de oitenta anos de mamãe, mas amo minha família demais”, relata o humorista.

Filho de um pai sanfoneiro, o humorista desde criança mostrou-se talentoso para o mundo artístico, já adulto vem atuando e criando personagens próprios que mostram o potencial, simplicidade e alegria do povo nordestino, “é preciso mostrar o nosso potencial para quebrar o preconceito de cabeças pequenas, eu amo e me orgulho da nossa cultura nordestina”, ressalta Juscelino.

Carreira

Atua desde 1997 na área teatral realizando apresentações e peças em Picos e macrorregião, é considerado um artista de características versátil por atuar em comerciais e desenvolver trabalhos como apresentador em eventos diversos e programas de rádio, “eu trabalhei na Rádio Difusora, Liderança e Grande Picos FM durante 12 anos, apresentei o correspondente do interior por anos e fui produtor do programa do Leonardo Frota”, conta Juscelino.

No decorrer da carreira tem participado de projetos voltados para diferentes áreas do ramo artístico, como ballet clássico e canta na noite, “eu fiz um curso de ballet clássico e cantei na noite, tudo isso agregou ao meu aprendizado com profissionais da área que atuam no mercado nacional”, explica o artista.

Atualmente interpreta o personagem Cumpadi Manelim, criado no ano de 2011, Manelim é um sertanejo que incorpora todos os trejeitos, sotaques e malícia do matuto Piauiense e brinca com o universo interiorano, conta piadas do cotidiano nordestino, ao mesmo tempo em que ele brinca ele aproveita para ressalta e potencializa de maneira representativa, simples, hospitaleira a força do povo nordestino que é visto por alguns de forma estereotipada.“Manelim carrega a minha simplicidade, eu venho do interior e amo minhas raízes por isso a minha escolha por esse personagem humilde, o meu objetivo é levar alegria para as pessoas e não deixar essa cultura de jeca morrer”, afirma o humorista.

Quem ver Juscelino hoje em dia fazendo sucesso com o personagem Cumpadi Manelim, nem imagina os desafios que ele enfrentou no inicio e no decorrer dos 25 anos de carreira.

“Durante os mais de 25 anos de carreira eu tenho enfrentado muitos desafios e grandes dificuldades entre elas a falta de incentivo e apoio por parte da área teatral”, conta o artista.

Vencido os desafios, o humorista agora encanta e chama a atenção de todos por onde passa, não só para ele, mas para cultura nordestina, os vídeos do humorista é um sucesso de visualizações no Instagram e You Tube.

@cumpdimanelim

Cumpadi Manelim (Youtube)

Fonte: http://www.faculdadersa.com.br/vemverosemiarido/author/redacao/