DestaquesGERAL

Confira opiniões sobre a antecipação dos feriados como forma para barrar o avanço da Covid-19

Moradores de Picos e região opinaram sobre os feriados antecipadosMoradores de Picos e região opinaram sobre os feriados antecipados

Por Daniela Pereira/Estagiária

Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 neste ano de 2021, o Governador do Estado, Wellington Dias (PT), decidiu antecipar alguns feriados que aconteceriam no segundo semestre do ano. O Boletim do Sertão fez uma enquete para saber a opinião das pessoas sobre a antecipação dos feriados. Procuramos saber se essas mudanças nas datas de fato ajudam na diminuição dos casos de Covid-19. No levantamento dos dados, 67% responderam que os feriados não diminuem a circulação do vírus e 33% são a favor da medida.

Desta forma, conversamos com algumas pessoas para saber o que elas acham da antecipação dos feriados.

A favor

Em conversa com Matheus de Carvalho, 23 anos, que mora em São João da Canabrava, ele afirmou que o uso do lockdown para combater o coronavírus ajudaria a diminuir os casos.

Matheus de Carvalho

“Concordo, se houver um lockdown ajuda sim a diminuir os casos de Covid-19, porque ano passado não tivemos uma segunda onda, devido ao isolamento, e agora que não estamos, veio a segunda onda do vírus”, relata.

Além disso, Matheus menciona que a reabertura dos comércios assim como a antecipação dos feriados poderia ser aplicada de forma mais segura e com leis rigorosas que fossem cumpridas pela população. “Após os feriados, ao reabrir os comércios, deveriam ter mais cautela e ter regras mais rígidas a serem seguidas e cumpridas”, diz.

Da mesma forma pensa Jeremias Santos, 25 anos, morador da cidade de Oeiras. Ele acredita que o feriado tem como objetivo reduzir os casos de Covid-19, pois desta forma impediriam que a população não saísse de casa para que assim, diminuísse mais a transmissão do vírus.

Jeremias Santos

“Os feriados antecipados são uma forma de diminuir o fluxo de parte da população, é importante porque evita que mais pessoas saiam as ruas e dessa forma, possam estar fazendo o vírus circular mais rápido, pois o número mostra que conforme foi flexibilizando a abertura de empreendimentos e serviços, infelizmente os casos aumentaram, então o caminho para a prevenção é o isolamento e o distanciamento”, explica.

E complementa ao dizer que, mesmo com o feriado sendo uma forma de barrar o vírus, também é preciso a colaboração de muitos para que seja possível impedir a circulação da Covid-19. “Porque de certa forma o feriado vai fechar algumas outras coisas e isso já evita um fluxo maior de pessoas, mas claro que o sucesso da ação vai depender da consciência de cada um, que tem o dever de cumprir as medidas sanitárias exigidas e assim preservar a sua vida e a do próximo”, argumenta.

Na opinião de Francisco Rodrigues, 31 anos, que mora em Picos, o feriado é algo positivo para conter o vírus, pois é uma forma de diminuir a aglomeração nas ruas.

Francisco Rodrigues

“Pelo fato de haver uma diminuição do número de pessoas circulando nas vias públicas e isso reduz a chance de transmissão do vírus, apesar de algumas pessoas que podem ficar em casa, não obedecerem às determinações e acabarem circulando pelas ruas e aglomerando, por conta das restrições, já contribui para diminuição da proliferação do vírus”, conta.

Contra

Já para Amanda Maria, 23 anos, que mora em Picos, os feriados antecipados não ajudam a diminuir os casos no estado, pois na opinião dela, muitas pessoas se aproveitam destes feriados para continuarem fazendo aglomerações em torno de festas e reuniões, como também o descumprimento de muitas lojas que continuam funcionando mesmo com decretos.

Amanda Maria

“As pessoas aproveitam esses feriados para se reunir com festas privadas, por exemplo, tem lojas que não fecham, ficam funcionando com as portas fechadas, atendendo normalmente os clientes, e assim por diante a irregularidade”, expõe.

Amanda ainda completa em dizer que, ao invés de colocarem feriados para conter a Covid-19, poderia aplicar de fato uma fiscalização nas ruas e ambientes que contem aglomeração, pois somente desta forma não teria aumento de casos em torno das cidades.

“Ter uma fiscalização rígida para que as pessoas respeitassem as medidas de distanciamento, principalmente nas filas de banco, estabelecer quantidade certa de pessoas em ambientes fechados, pois assim, não seria necessário colocar os feriados”, explica.  

Assim como opina Cláudio Henrique Lopes, 28 anos, morador da cidade de Itainópolis, que acredita que a única forma de conter a Covid-19 são as pessoas mantendo os cuidados exigidos, pois mesmo antecipando feriados, não teria muita diferença se as pessoas não ficassem em casa.

Cláudio Henrique Lopes

“Não acredito que com a antecipação vai fazer muita diferença na diminuição do vírus, pois quem tem que fazer são as pessoas, mantendo os cuidados exigidos, pois eu sei que temos que sair para trabalhar, mas mesmo assim é preciso manter a segurança, nunca relaxar, temos que entender que, se sairmos com tanta frequência, levaremos o vírus para os que estão dentro de casa”, afirma.

Da mesma forma opina Tatiane Rocha, 21 anos, que mora em Itainópolis. Ela acredita que o feriado não contribui para a diminuição da coronavírus, visto que, para a mesma, o ao invés de fazerem as pessoas ficarem em casa, o feriado se torna uma um meio de passeio.

“Os feriados são só mais uma oportunidade que muitas pessoas têm para sair a bares, passeios, entre outros lugares”, diz. E para Tatiane a melhor forma de conter o vírus é rever o funcionamento do comércio para não haja aglomeração.