Desde a última terça-feira (22) têm sido divulgados os nomes dos estudantes aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (ENEM), porta de entrada para as principais universidades do Brasil. O resultado sempre é aguardado com muita expectativa, tendo em vista a preparação realizada nos anos anteriores e por representar o futuro de quem prestou o exame. Para saber como as escolas particulares de Picos se saíram quanto ao número de aprovados no ENEM, o Boletim do Sertão conferiu as redes sociais de cada instituição de ensino.
Até a noite desta sexta-feira (25) o líder em aprovações em Picos era o Colégio Machado de Assis, com 69 admissões nos mais variados cursos superiores, desde medicina, engenharia, farmácia, odontologia.
A diferença entre o segundo e quarto colocados foi pequena, mas bem atrás do primeiro lugar. O segundo que mais aprovou divulgou 22 nomes na sua conta oficial no Instagram, enquanto o terceiro colocado afirma que 15 dos estudantes que lá fizeram o terceiro ano do ensino médio conseguiram o ingresso na universidade. O último divulgou 05 aprovações.
Os números destacados nesta matéria dizem respeito exclusivamente ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), através do qual são oferecidas as vagas pelas universidades.
O desempenho dos estudantes no ENEM sempre despertou atenção da sociedade, especialmente porque serve de indicador quanto às escolas, não apenas particulares, mas públicas também. As aprovações no exame tendem a ser divulgadas como fruto da superação individual de quem fez o teste, como também da atenção das instituições de ensino para com os seus educandos.
ENEM
O ENEM foi criando em 1998, no governo do presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Ao longo dos anos os vestibulares foram substituídos gradualmente pelo exame como a principal forma de ingresso dos jovens na universidade.