Por Maria Hilda/Estagiária
Apenas em 2020 o Corpo de Bombeiros de Picos já atendeu nos seis primeiros meses do ano, em entorno 112 ocorrências de combate a incêndio. E desses, 62 ocorrências foram registradas apenas no mês de julho, ou seja, mais de 50% dos casos.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Hamylton, explica os principais fatores para esse aumento. “Uma das causas mais prováveis dos incêndios seria pessoas querendo limpar os seus lotes ou colocar fogo no lixo, isso daí tem causado grande prejuízo. Muitas pessoas relatam para nós, mas não denunciam, não querem denunciar, não querem dizer quem são as pessoas que colocam fogo, apenas que viram alguém passando e colocando fogo. Só que geralmente os focos são colocados no mesmo local”, afirma.
Além das queimadas o momento em que passamos de pandemia só tem a gravar os problemas respiratórios. O comandante do Corpo de Bombeiros afirmou que tem trabalhado com outras instituições a fim de flagrar as pessoas que praticam esse tipo de crime ambiental.
“E quanto as recomendações a gente pede encarecidamente que evitem colocar fogo em lixo, evitem limpar os seus terrenos com fogo, porque a gente sabe que além dos problemas respiratórios em toda circunvizinhança, nós temos também o empobrecimento do solo que poderá causar uma desertificação em pouco tempo, pedimos também as pessoas que façam os aceiros em volta de suas residências, principalmente nos estabelecimento próximo as pistas as BR porque como temos um grande entroncamento na região de Picos uma pessoa passando em um veículo pode jogar um cigarro pela janela e esse cigarro pode gerar um grande incêndio”, completa
Para quem for acionar o Corpo de Bombeiros que está atendendo as ocorrências 24h por dia, é só discar o número de emergência 193 que é gratuito.