CulturaDestaques

Com histórias simples e envolventes, escritora Marta Machado se destaca na produção literária nacional

A escritora Marta Machado Rocha, nascida na cidade de Irecê – BA, cresceu entre as cidades de Uibaí, onde realizou os estudos da educação básica e começou a se interessar pela leitura e a escrita, e Central, cidade em que se localiza a propriedade rural da família.

Marta cursou pedagogia na Unopar (Universidade do Norte do Paraná) e, em  2019 teve seu primeiro livro publicado em formato de e-book. Depois do primeiro, não demorou muito até acontecerem novas publicações em gêneros literários diversos.

Em 2022, o livro “Memórias e Lenços” foi publicado através do selo Venha Fazer História, da editora Hope.

No início de 2024, seu mais recente trabalho, intitulado “Maldição” foi publicado pelo clube de assinatura de livros Literaworld. 

No ano que vem, será a vez de “Querido Vovô”, um conto sobre velhice, saudade, amor, mas  também conflitos familiares.

Segundo a autora, “escrever é algo de grande valor terapêutico, assim como ouvir músicas, ler e assistir filmes e séries. É algo que me faz bem.”, comenta.

Suas obras são voltadas para o público que gosta de uma leitura reflexiva, não apenas por mero entretenimento.

A autora tem quatro livros publicados até o momento.

O primeiro livro  publicado foi Vidas Entrelaçadas, que é de fantasia.

“Lembro-me que eu queria escrever algo, mas não sabia  como nem o quê. Então li “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e encontrei a inspiração. Além de conseguir escrever a história, virei fã de HP.”, relembra a autora.

O segundo foi Memórias e Lenços, que traz uma história mais vida real. Conta a história de Geovana, uma adolescente que passa por diversos desafios até chegar à fase adulta.

O livro que veio a seguir, é mais dramático. Seu título é: Mariana – Em Busca de um Sentido. Aborda, entre outros temas, maternidade atípica e transtornos mentais.

O quarto, recebeu por título “Maldição”. Segundo Marta: “Esse é um livro que pensei jamais ser capaz de escrever. A história nasceu da revolta por saber sobre casos de violência sexual em que os agressores ficaram impunes.”, relevou.

Além desses, a escritora escreveu outro livro sobre as memórias de infância de uma garota em relação ao seu avô, ao mesmo tempo em que mostra um pouco da vida do senhor conhecido por Naldo, suas lembranças, sentimentos em relação à família e o seu modo de ser. O título será: Querido Vovô. Porém, esse ainda não foi publicado.

Fonte: Ascom