DestaquesEsporteSaúde

Ciclistas organizam pedal para conscientizar sobre câncer de mama

Ivana Hertha. Foto: arquivo da entrevistada

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

No sábado, 16 de agosto, haverá em Picos-PI o Pedal do Outubro Rosa, organizado pelo grupo Mulheres 100 Padrão na Bike. O pedal é para as mulheres. A organização pede que elas estejam vestidas de rosa em alusão a campanha. O encontro terá início às 05:30h no posto Bentivi, no Bairro junco. O pedal tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da atividade física como uma forma de prevenção ao câncer de mama.

De acordo com Ivana Hertha, o grupo é formado exclusivamente por mulheres de várias idades, que visam incentivar outras mulheres a praticarem atividade física de maneira prazerosa.

“Não importa a idade, o modelo da bicicleta, se você tem uma bicicleta, vá se exercitar. O que a gente busca é melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, inclusive muitos de nós que pedalamos somos gordas, quebrando justamente esse paradigma de que pessoas gordas não se exercitam, que são preguiçosas, a gente veio justamente para tentar modificar essa ideia, então, nós buscamos melhorar a qualidade de vida através de uma atividade física prazerosa que é o ciclismo”, pontua.

Segundo Ivana, o pedal rosa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da atividade física como forma de prevenção ao câncer de mama. O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o surgimento da doença e com essa ação o incentivo é que as mulheres se amem, se cuidem, e sintam-se motivadas a iniciar uma atividade física.

O pedal vai ser leve. As ciclistas vão percorrer o Junco, Cipauba e Paraibinha, um total de 18 quilômetros. A ideia é que haja um grande número de mulheres participando.

“Então o convite, o nosso pedal é agora dia 16 de outubro, a gente vai se reunir as 05:30 lá no posto Bentivi do Junco, a gente vai sair de lá, todas de rosa, queremos um pedal bem bonito, todas padronizada na cor rosa, e vai ser muito divertido”, afirma Ivana.