A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão ordinária de terça-feira (10/10), em votação única, o Projeto Decreto Legislativo concedendo o título de Cidadão Picoense a Francisco Lucas Costa Veloso, secretário de Segurança Publica do Estado do Piauí. A honraria aprovada por unanimidade pelo plenário da casa foi proposta pelo vereador Hugo Victor (MDB) em reconhecimento aos relevantes serviços a segurança pública.
“Chico Lucas tem feito um trabalho de destaque na Secretaria de Segurança, enfrentado com pulso firme e inteligência a criminalidade. Os resultados tem sido positivos com redução significativa no número de mortes violentas intencionais. O Piauí tem sido destaque nacional no combate ao crime,” justificou Hugo Victor.
Uma das medidas mais notórias de Chico Lucas foi à ação planejada após uma análise de todos os Boletins de Ocorrência de roubo e furto de celulares registrados na capital, no período de janeiro a fevereiro de 2023. Com a análise dos dados, a Secretaria de Segurança conseguiu descobrir com quem estavam os celulares e fez a intimação para que os usuários dos aparelhos irregulares comparecessem a delegacia para fazer a devolução aos legítimos donos. A iniciativa foi bastante elogiada e se tornou notícia em rede nacional de televisão.
Em agenda na cidade de Picos, Chico Lucas entrega viatura da Patrulha Maria da Penha
Chico Lucas
O governador Rafael Fonteles anunciou no dia 31 de outubro de 2022, o nome de Chico Lucas, como Secretário Estadual de Segurança Pública. Ele tomou posse à frente da pasta em janeiro de 2023.
Natural de Pedro II, Chico Lucas foi presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) no governo Wellington Dias e coordenou a campanha de Rafael Fonteles ao governo do Estado.
O jovem foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), e trabalhou como Policial Rodoviário Federal por cinco anos. Ex-presidente estadual da OAB-Piauí, Chico Lucas, é procurador do Estado desde os 27 anos. Ele foi bolsista do Dom Barreto e depois professor da escola. PRF concursado aos 19 anos se formou em Direito pela Universidade Federal do Piauí e foi primeiro lugar na OAB em 2007.
Fonte: ascom