Na tarde desta Segunda-feira, 29 de abril, o Centro de Zoonoses deu início ao serviço de controle químico nos locais onde há registros de casos de Dengue em Picos. O serviço é realizado com equipamento borrifador com uma solução química para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Nesta semana, a equipe concentra esforços nos bairros Paraibinha/Cohab, Ipueira e Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro, realizando um rigoroso controle químico na região.
Os próximos alvos serão os bairros que estão na lista das áreas afetadas pela doença. De janeiro a abril Picos já registrou 9 casos de Dengue, por tanto são 9 áreas que receberão os homens com equipamentos de borrifação ainda esse mês.
A estratégia adotada pelo Centro de Zoonoses é direcionar o controle químico para os locais onde foram notificados casos da Dengue. Para isso, a ação é estendida a um raio de 150 metros a partir do local da notificação, visando abranger áreas com maior potencial de disseminação do mosquito.
Além dos três bairros já mencionados, outros 6 pontos estão sendo monitorados de perto pelos agentes de endemias, visando identificar áreas que também necessitam desse tipo de intervenção.
O Centro de Zoonoses de Picos reforça a importância da colaboração da comunidade no combate ao Aedes aegypti, orientando sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito em suas residências e áreas próximas. A conscientização e a ação conjunta são fundamentais para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.