DestaquesReligião

Católicos contam como estão vivenciando a Semana Santa neste período de pandemia

Eliane Santos e Maria Lucineide. Foto: arquivo das entrevistadas

Por Daniela Pereira/ Estagiária

A Semana Santa é uma tradição da Igreja Católica que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse período é celebrado com missas, Via Sacra e procissões, realizadas anualmente. No entanto, essa tradição teve que ser interrompida devido a pandemia de Covid-19.

Diante do isolamento social, as missas da Semana Santa estão sendo celebradas com a presença de poucos fiéis na igreja, para que seja preservado a segurança de todos. Entretanto, há pessoas que preferem passar a Semana Santa dentro de casa, pois não pretendem colocar a saúde da família em risco.

Como é o caso de Eliane Santos, 43 anos, professora do jardim de infância, que lamenta não ir à missa da Semana Santa este ano, pois devido a pandemia, decidiu vivenciar o período em casa. “Sou católica e costumo ir as missas, mas este ano como é de costume, vou passar a Semana Santa em família”, conta.

Para Maria Lucineide Gonçalves, 48 anos, professora e teóloga, a Semana Santa é um período para estar perto da família. Ela ressalta que este ano, assim como no ano passado, a Semana Santa será diferente para todas as famílias católicas.

“Este ano irei passar a Semana Santa em casa, como é de costume, pois é o melhor lugar para nossa segurança nesse tempo de pandemia”, relata.

As celebrações da Semana Santa começaram no Domingo de Ramos, no dia 28 de março, e a igreja permitiu a participação dos fiéis, contanto que não seja em grande quantidade para não formar aglomeração. Todavia, muitos católicos preferem acompanhar as missas dentro de casa, assistindo pela televisão ou transmitidas pela internet, de forma online, como está fazendo Eliane Santos.

“Tinha o hábito de participar da liturgia da Semana Santa e ir em todas as celebrações, mas como estamos cumprindo os decretos de isolamento social, e mesmo por minha própria consciência, acompanharei apenas pelas redes sociais da minha paroquia e como sempre, farei as minhas orações”, diz.

Já Maria Lucineide Gonçalves afirma que mesmo estando em isolamento não deixou de ir às celebrações. Para ela, é muito importante continuar acompanhando presencialmente na igreja.

“Desde o Domingo de Ramos que vou a missa, pois começa a Semana Santa, onde é relembrado e celebrado a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, e todas as famílias se reúnem e comemoraram esse dia festivo”, conta.

A Semana Santa é momento de muita reflexão para os católicos, pois é expressado o sofrimento que Cristo passou, a morte Dele para salvar a todos e a ressurreição que afirma a fé cristã sobre vida.