Professoras e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo – Picos, publicam o livro Jornalismo, Educação e Memória: um diálogo possível, no site da Editora da UESPI.
A obra é fruto do trabalho desenvolvido na Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (JoEMe). O livro conta com organização das docentes Mayara Ferreira e Thamyres Sousa, além dos discentes Vinícius Coutinho e Luana Rodrigues.
De acordo com a professora do curso de Jornalismo da UESPI e organizadora do livro, Mayara Ferreira, o livro é a oportunidade de compartilhar, com a comunidade acadêmica e sociedade em geral, o trabalho desenvolvido dentro da universidade, especialmente, da Liga Joeme.
“A proposta da nossa Liga é estudar, refletir e trabalhar textos dentro dessa temática, além de produzir conhecimento interdisciplinar sobre Jornalismo, educação e memória. Depois de estudarmos diversos autores clássicos e também propostas atuais, a gente desenvolveu várias pesquisas que posteriormente foram organizadas para publicação nesse livro”, ressalta a docente.
Para o aluno do curso de Jornalismo, Vinicius Coutinho, participar da organização e do processo de escrita do livro é uma experiência enriquecedora
“Chegar ao final da minha graduação e saber que passei por mais essa vivência é uma sensação de muito orgulho e felicidade. A comunidade vai ter acesso ao livro de uma Liga de Universidade pública, com análises de casos locais, nacionais e de repercussão internacional também. Com isso, a gente espera incentivar outros alunos e professores em torno da produção científica, da publicação de livros, criação de grupos de estudos e ligas acadêmicas”, pontua o discente.
Dividido em duas partes, o leitor encontra trabalhos que versam sobre educação e memória. Entre os capítulos, destacam-se os seguintes assuntos:
• Jornalismo, educação e memória: experiência da liga acadêmica Joeme;
• A construção da memória sobre o campo científico do jornalismo no Nordeste;
• Unidade de Memória do Campus Picos: um relato de experiência de Memórias de implantação de um lugar de memória no IFPI;
• Marielle: o que os títulos evocam?
• Em memória, João: o jornalismo e a construção de memórias da família Claudino;
• Entre a Memória e o Esquecimento: a cobertura jornalística da troca do piso da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos-PI;
• Jornalismo e Memória: vestígios de São João da Canabrava – PI no jornalismo on-line piauiense;
• A atuação jornalística na construção de memórias sobre personagens locais.
Você pode fazer o download gratuito do livro Jornalismo, educação e memória: um diálogo possível, no site da Editora da UESPI.
Fonte: uespi.br
Por Arnaldo Alves