Campo Grande do Piauí recebeu nesta quarta-feira (20) o primeiro lote da vacina CoronaVac, 21 doses, que previne contra o coronavírus. O secretário municipal de Saúde, o técnico de enfermagem Flávio Sousa, informou que a imunização começa amanhã, quinta-feira (21), priorizando-se nesse primeiro momento os profissionais envolvidos na linha de frente no enfrentamento a Covid-19. Ele esteve na Coordenação Regional de Saúde sediada em Picos recebendo as doses destinadas pelo governo do estado.
Flávio explica que a imunização seguirá as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI). “Vacinando os profissionais envolvidos na linha de frente, os demais profissionais serão vacinados em tempo oportuno, quando os repasses forem ampliados”, informou o secretário.
Quanto a capacitação para quem irá trabalhar na campanha, Flávio informou que esta já está acontecendo de forma remota.
Para o secretário Flávio, a chegada da vacina Campo Grande do Piauí é repleta de significados. “Representa a renovação da esperança de dias melhores; representa a vitória do SUS; a nossa força de resistir em um momento tão deligado. A vacinação possibilita que a gente possa renovar, ampliar o nosso desejo de que um novo tempo está chegando, que logo possamos conviver com a normalidade, onde possamos continuar acreditando que é possível vencer e superar os maiores obstáculos”, declarou.
O repasse das doses da vacina CoronaVac pelo governo do estado está levando em critério a população de cada Município do Piauí. Incialmente tem sido uma prioridade a imunização dos profissionais de saúde, que estão desde o início da pandemia combatendo a doença.