A Câmara Municipal de Picos aprovou em primeira votação, durante a sessão realizada na tarde da quinta-feira (29), o Projeto de Lei do Poder Executivo que institui a criação de uma escola cívico-militar no município. O projeto estava em análise nas Comissões Permanentes da Câmara e agora deve ser votado pela segunda vez na próxima quinta-feira (06), quando provavelmente será aprovado e encaminhado para sanção do prefeito Gil Paraibano (Progressistas).
O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Filomeno Portela (Progressistas), declarou que a escola cívico-militar é um novo modelo que Picos precisava acolher. Ele ressaltou, contudo, que a escola tradicional que já existe na cidade é de boa qualidade e será ampliada.
Uma vez que o ano está em curso, Filomeno Portela disse que o Município deverá preparar essa nova escola para funcionamento provavelmente em 2022.
O vereador destacou que o modelo cívico-militar trabalha questões como disciplina, hasteamento de bandeira, disciplina. A escola a ser implantada em Picos segue o projeto Governo Federal.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco das Chagas de Sousa, Chaguinha (PTB), lembrou que já foi realizada uma audiência pública que debateu a implantação da escola cívico-militar em Picos.