A Câmara Municipal de Picos aprovou em definitivo, na sessão realizada na tarde da quinta-feira (26), o Projeto de Lei do Executivo que prorroga o pagamento do adicional de insalubridade para os servidores da Secretaria de Saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. A Lei 3.045/2020 foi provada em agosto e garantiu o adicional para os meses de abril, maio e junho, que já foram pagos.
Como a pandemia continua e há o temor iminente de uma segunda onda, foi solicitado que esse adicional fosse estendido por mais três meses.
Vários servidores estiveram presentes no Plenário Pedro Barbosa, na sessão da quinta-feira, para pedir que os vereadores votassem logo o projeto. Com isso, os parlamentares votaram em primeira votação e realizaram uma sessão extraordinária para aprovar o adicional em definitivo.
Assim os servidores da saúde terão direito ao adicional pelos meses de julho, agosto e setembro, valores que devem receber de forma retroativa.
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Picos, Francisco Faustino, informou que já entraram em contato com a Secretaria de Saúde pedindo urgência no pagamento após a sua aprovação. Eles receberam uma resposta positiva.
Estavam presentes na sessão os vereadores: Hugo Victor (MDB), Afonsinho (MDB), Wellington Dantas (PT), Valdívi Santos (PT), Simão Carvalho (PT), Dalva Mocó (PTB), Chaguinha (PTB), Evandro Paturi (MDB), Toinho de Chicá (PP), Carlos Luís (PP) e Maté (PSL).