DestaquesPolítica

Câmara Municipal de Picos aprova adicional para servidores da saúde

A Câmara Municipal de Picos aprovou em segunda e definitiva votação, na sessão realizada na tarde da quinta-feira (13), o adicional de até 40% para os servidores da Secretaria de Saúde. O recurso, que se somará aos salários dos servidores, é uma compensação por insalubridade, uma vez que as pessoas que trabalham nessa área estão em contato direto com pacientes infectados com a Covid-19. Uma vez que o Projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo, ele agora volta para o prefeito Pe. Walmir Lima (PT), que deve sancioná-lo.

O adicional de 40% para os servidores começou a ser debatido ainda em abril deste ano, quando a pandemia do coronavírus começava a se manifestar na cidade. Ele foi encaminhado para a Câmara no dia 21 de julho, agora espera-se que após a sanção do prefeito as pessoas lotadas na Secretaria de Saúde já possam ter acesso a essa gratificação, que é retroativa a 1° de abril.

O projeto prevê ainda que o adicional deve ser acrescentado ao salário enquanto durar a pandemia.

Em todo o Piauí, milhares de profissionais da saúde já foram infectados pelo novo coronavírus. Uma gratificação por estarem com a vida em risco no exercício do trabalho já vem sendo cobrado desde o início da pandemia.