A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão plenária virtual realizada na tarde da quinta-feira (28) a antecipação de dois feriados religiosos para a próxima semana, quando ainda estaremos dentro do período de isolamento social determinado pelo decreto 67/2020 assinado pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT). O projeto foi proposto pelo Poder Executivo e após aprovação pelos vereadores retorna para o Palácio Coelho Rodrigues para sanção do prefeito.
Segundo o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, os feriados do dia 15 de agosto, quando se celebra a Padroeira de Picos, Nossa Senhora dos Remédios, será antecipado para a próxima quinta-feira (04), enquanto o feriado de 04 de outubro, Dia de São Francisco, será antecipado para a sexta-feira (05).
As datas dos santos continuam sendo comemoradas nos dias respectivos, mas não haverá paralisação das atividades públicas e privadas, uma vez que a suspensão já terá acontecido.
O pedido para que os feriados religiosos fossem antecipados partiu dos comerciantes locais, que encaminharam um ofício com essa proposição a Câmara Municipal de Picos como forma de reduzir os impactos econômicos. A prefeitura dialogou com o bispo diocesano Dom Plínio José Luz que concordou com a medida.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), antecipou um feriado estadual, o Dia do Piauí, celebrado a 19 de outubro. A paralisação correspondente a essa data aconteceu em 15 de maio, quando houve um “lockdown” parcial em todo o estado. A medida teria surtido os efeitos esperados no que diz respeito ao controle da disseminação do coronavírus.