Os dez bombeiros piauienses que foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar no socorro às vítimas das enchentes retornaram ao Piauí nesta terça-feira (21) após terem atendido 120 famílias.
A equipe chegou ao Sul do país no dia 11 de maio e desde então atuou em 277 ocorrências.
Foram 15 resgates de pessoas em áreas inundadas, 78 resgates de animais, 181 pessoas atendidas com ajuda humanitária e três ocorrências de apoio à Força Nacional.
O capitão Arlindo Júnior, comandante da operação, disse que o sentimento é de satisfação e de dever cumprido.
“Foram dez dias intensos de operações no estado gaúcho. Nosso sentimento é de dever cumprido, e retornamos satisfeitos ao nosso estado por ter ajudado parte das famílias que foram devastadas pelas inundações. A instituição continua a postos para qualquer chamada de emergência, em qualquer parte do Brasil”, disse.
Conforme o balanço divulgado na noite de ontem (21) pela Defesa Civil Estadual, o Rio Grande do Sul tem 476 municípios afetados pelas enchentes, 71.503 pessoas estão em abrigos e outras 581.633 estão desalojadas.
O número de habitantes afetados pelas enxurradas chega a 2,34 milhões. Ao todo, há 806 feridos, 85 desaparecidos e 161 mortos.
Com informações do Portal O Dia
Por Maria Clara Estrêla