O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para 13.252 famílias residentes em Picos. O benefício será depositado hoje (20), para todos os beneficiários da cidade.
De acordo com a superintendente da Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Janaína Mapurunga, a medida foi adotada em função da situação de emergência causada pelas chuvas que atingem o município. “O normal é o Bolsa Família ser pago de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social). Quando conseguimos comprovar que o município está em situação de emergência ou calamidade pública, o Estado solicita que o pagamento seja feito a todas as famílias no primeiro dia do calendário”, explicou Janaína Mapurunga.
A antecipação foi viabilizada após o decreto de situação de emergência emitido pelo município e reconhecido pelo Governo Estadual. Com isso, a SASC encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social um pedido formal para a liberação antecipada do benefício.
Além da antecipação do Bolsa Família, a SASC também está mobilizada para auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas. Equipes da secretaria estão em Picos auxiliando no cadastro de famílias, além de organizar a distribuição de doações para as mais de mil pessoas desalojadas desde o final de dezembro de 2024.
Entre as doações já enviadas para o município estão colchões e kits de higiene. Além disso, a SASC reforçou o repasse de cofinanciamento estadual, recursos destinados à assistência social, para atender às demandas locais.
Com a antecipação do Bolsa Família, as famílias poderão utilizar o benefício para suprir necessidades urgentes, como a aquisição de alimentos e produtos de higiene, especialmente através do aplicativo CAIXA TEM.