DestaquesEducação

Biologia: IFPI de Picos contribui para o conhecimento da vegetação da região

Como oferece o ensino médio integrado, o IFPI – Campus de Picos oferta as diferentes disciplinas componentes da grade curricular do ensino médio tradicional, esse é o caso da matéria de biologia. A professora desta disciplina, Lucilene Lima dos Santos Vieira, tem desenvolvido com os alunos estudos sobre a diversidade vegetal de Picos e região. Ela aposta nas aulas de campo para despertar o interesse dos estudantes e ampliar os conhecimentos dos mesmos sobre a natureza.

Docente dos Institutos Federais desde 2013 e do IFPI de Picos desde 2018, a professora Lucilene Lima, em entrevista ao Boletim do Sertão, enfatiza que é importante para os estudantes conhecer a nossa vegetação.

“A área do campus Picos é interessante para a apresentação de conteúdos de Botânica. Sempre que possível, fazemos aulas ao ar livre, dentro da Instituição. Claro que visitar ou áreas é de extrema importância, como professora e extensionista/pesquisadora na área, entendo a necessidade e pretendo, em condições favoráveis (retomada das atividades presenciais e disponibilidade de recurso financeiro), promover aulas em outros ambientes”, explicou.

Em seu trabalho na sala de aula a professora informou que utiliza o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre as plantas. Muitos são filhos de agricultores de Picos e região, portanto, já tem contato com a vegetação. Somando-se aos recursos didáticos, os estudantes se identificam com o tema. Mesmo aqueles que não se empolgam no início, terminam contagiados pela vontade dos demais colegas.

“Falar de plantas nativas da região faz com que os estudantes mergulhem nos exemplos que estão em nossa volta e consigam entender a necessidade da implementação de estratégias de conservação da flora local. Reconhecem espécies típicas como a aroeira (Astronium urundeuva), jurema-preta (Mimosa tenuiflora), umbuzeiro ou imbuzeiro (Spondias tuberosa) e juazeiro (Ziziphus joazeiro) e contam histórias suas ou aprendidas com os familiares sobre tais espécies”, relatou.

Segundo a professora, em suas aulas ela procura mostrar que as plantas merecem atenção, uma vez que são vitais para o ecossistema, donas de grande riqueza ecológica e econômica. “Existe um termo conhecido como “cegueira botânica” na qual, com o passar do tempo, as pessoas atribuíram maior valor e atenção a outros organismos, como os animais, por exemplo, e acabaram negligenciando o potencial das plantas”, explicou.

Dessa forma, o IFPI de Picos tem atuado nas mais diversas áreas, proporcionando aos seus alunos o conhecimento sobre o nosso meio.