DestaquesGERAL

B-R-O BRÓ: Especialista ensina como se proteger na época mais quente do ano

Enfermeira especialista em dermatologia, Ieda Valéria Rodrigues de Sousa. Foto: arquivo

Por Júlia Borges
Estagiária/Uespi

O B-R-O BRÓ é uma expressão usada no Nordeste para se referir aos meses mais quentes do ano, formada pela junção da última sílaba dos referidos meses: setembro, outubro, novembro e dezembro.

Apesar das temperaturas elevadas durante todo o verão, esses últimos quatro meses do ano se destacam pelo calor intenso e seco. Especialistas explicam que isto acontece devido a falta de nebulosidade e chuvas durante esta época do ano, que ocasiona o aumento na temperatura e ar seco.

Estudos realizados pelo professor de geografia Werton Costa, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em 2019, consta que o Piauí é o Estado mais quente do Brasil. A cidade de Picos-PI, já inicia o B-R-O BRÓ de 2021 sofrendo com as altas temperaturas, segundo o Climatempo esta primeira semana de setembro marca máxima de 38º graus, e mínima de 23º. A umidade do ar em 22% a 58%, inferior ao nível ideal para a saúde, que é de 60% segundo a OMS.

Ieda Valéria Rodrigues de Sousa, é enfermeira especialista em dermatologia. Ela informa os cuidados que devemos ter com a pele sempre, mas que devemos intensificar durante este período:

“Se hidratar bastante, tomar muita água. Evitar o sol entre as 10:00 às 16:00 horas e usar sempre protetor solar. O filtro solar é importante a curto e longo prazo. Ele evita as queimaduras solares, o envelhecimento precoce e o câncer de pele, muito incidente em nosso Estado.”

Ieda informa que, apesar do sol ser uma forma de obter Vitamina D, é necessário ter bastante cuidado com o horário para se expor ao sol.

“Pode tomar banho de sol antes da 10:00 horas, apesar de no nosso estão ser bem quente nesse horário, o importante é que seja num horário menos quente. O sol mais brando vai fazer nosso corpo sintetizar a vitamina D.

E para aqueles que acham que o filtro solar só deve ser usado quando nos expomos diretamente ao sol, estão enganados. Existem outas fontes de calor que estamos expostos até mesmo dentro de casa, como o calor do que vem do fogão ou o vento quente que entra pela janela. Ieda explica os cuidados que devemos ter.

“É preciso usar filtro solar também em casa. Inclusive durante a noite. Durante o dia em casa, é necessário usar para proteger daquele “vapor” quente que nós piauienses conhecemos bem. A noite nós precisamos nos proteger da luz azul, que está nos nossos aparelhos eletrônicos e também nas lâmpadas.”

Danos ao meio ambiente

O B-R-O BRÓ também é marcado pelo aumento no número de queimadas. As características do tempo presente ajudam para que o fogo se espalhe com mais facilidade, este ano, com o inverno mais fraco que o ano anterior, a probabilidade de focos de incêndio torna-se maior, pois a falta de chuvas contribui com a vegetação seca.

As altas temperaturas e o clima seco são agentes facilitadores para que o fogo se inicie de forma natural, mas muitos dos focos de incêndios são causados por pessoas que fazem o uso de fogo para limpar terrenos.

É considerável lembrar que segundo a legislação brasileira, esta não é uma prática proibida, mas possui algumas restrições. Segundo o código florestal, artigo 38 da lei 12.651/12, justifica-se as exceções em casos onde o uso de fogo seja estritamente necessário, tenha a autorização dos órgãos de controle ambientais, seja para pesquisa científica.

 Pessoas que aderem a esta prática, devem estar cientes que serão responsabilizados caso o fogo saia do controle, mesmo que de forma não intencional. Podendo ser penalizados com detenção e/ou multa.