CulturaDestaques

Axel Bredon e o Trap: estilo musical com letras marcantes

Axel Bredon em apresentação. Foto: arquivo do entrevistado

Com músicas cujas letras são voltadas para desenvolvimento pessoal e relacionamentos, Axel Bredon, 26 anos, natural de Ipiranga do Piauí, tem trabalhado em Picos o Trap. Ele explica que o Trap é um subgênero do Rap, possuindo forte influência estadunidense. Axel enfatiza que o estilo representa a democratização da produção musical, pois muitos jovens conseguem elaborar e divulgar o seu trabalho através da internet.

“Podemos ver o Trap também não só como um gênero musical, mas como também uma democratização do mercado da música, pois devido à acessibilidade e ‘facilidade’ de poder baixar beats pelo YouTube e gravar em Apps de celular, vários jovens gravam suas próprias músicas dentro do próprio quarto e divulgam através de Plataformas Digitais.  Aqui em Picos já temos artistas com mais de 10mil views no YouTube com músicas que foram produzidas assim, pelo próprio artista e no próprio celular”, informou.

Axel informa que no Brasil já existem referências no Trap: Matuê, Xamã, Felipe Ret, Orochi, Md Chefe. No Piauí existe o “LilWhind”, personagem de Trap criado pelo Whinderson Nunes.

Além de cantor, Axel também é músico. Ele toca bateria há 10 anos, violão e também o cajón – instrumento musical de percussão que teve origem no Peru. Quanto às letras, o artista informa que aos 12 anos já escrevia poemas.

“Desde os 12 anos gosto de escrever poemas, nos quais, mais tarde, viraram música: após ganhar meu primeiro violão”, informou.

Receptividade

Axel informou que a receptividade dos picoenses às suas músicas o surpreendeu positivamente, acreditando ainda que há muito espaço para explorar. Ele entende que há a necessidade de mais apoio por parte da iniciativa privada.

Axel agradece a Audilene, por ceder o espaço da Picos Pub pelo primeiro evento de Trap de Picos; pois ele sente que falta mais apoio da classe empreendedora.

O artista informou que tem feito várias parcerias com outros cantores em Picos e que o Trap não possui um público específico. Ele tem o objetivo que as pessoas com os mais variados gostos musicais possam escutar o Trap.

Músicas

A músicas mais conhecidas de Axel até o momento são: “Mulher”, “Cheiro de queijo” e “Desce bebê”.

“As letras giram em torno de Visão – no que diz respeito a desenvolvimento pessoal – e relacionamentos. A música Mulher por exemplo, retrata algumas particularidades que só as mulheres têm e todas elas têm.  Cheiro do Queijo, outra composição, tem uma frase que adotei como um princípio de vida que é: ‘Desista de Desistir… Se já chegou até aqui, agora não é hora de você pensar em parar’, explicou.

Ante as possibilidades e a utilização das plataformas digitais, Axel tem a expectativa que o gênero caia no gosto de cada vez mais pessoas.