O artesão e ativista ambiental Antônio José da Silva, o conhecido “Piauí Ecologia”, faleceu na manhã deste sábado (29), por volta das 5h30min, em Teresina, aos 55 anos. Segundo informações dos familiares, ele estava internado há 15 dias no Hospital Getúlio Vargas, se tratando de uma cirrose hepática, mas o quadro se agravou e ele não resistiu. O corpo deve chegar a Picos no início da tarde e o velório será no PAF Vida, localizado Rua do Cruzeiro. O sepultamento está previsto para as 17h00 no Cemitério São Pedro de Alcântara.
Antônio José da Silva era divorciado e deixa duas filhas, ambas residem em São Paulo.
Homem de muitas aventuras, ele fez o trajeto de São Paulo a Picos (sua cidade natal) de bicicleta, em 2016. Desde então passou a residir na “Cidade Modelo”, reencontrando amigos e fazendo novas amizades. Ele era sempre visto na Praça Félix Pacheco vendendo os seus diversos produtos.
Bastante engajado, Piauí Ecologia era crítico da forma de fazer política na cidade, denunciando problemas cotidianos, como a ausência de lixeiras na antiga Praça Félix Pacheco e outras situações calamitosas. O ativista costumava pedir consciência a todos.
Uma de suas façanhas mais conhecidas se deu em outubro de 2019. Quando a Prefeitura de Picos iniciou a reforma da Praça Félix Pacheco, o Piauí Ecologia subiu em cima de uma das árvores que estavam sendo cortadas tentando evitar a sua derrubada. O corte das árvores e a atitude dele tiveram ampla repercussão na sociedade.
A notícia do seu falecimento precoce trouxe muita surpresa para quem o conhecia.
[adning id=”1464″]